A Importância do exame precoce na criança

Ao nascimento a criança ainda não sabe como enxergar. Ela vai começar a aprender a enxergar nos primeiros anos de vida, onde o cérebro vai alcançando a maturidade.

O exame precoce da criança tem como objetivo diagnosticar as doenças e alterações visuais que poderiam interferir no perfeito desenvolvimento da visão.
A maior preocupação está no diagnóstico precoce da ambliopia
(consiste quando um olho desenvolve mais a visão em relação ao outro), ficando um olho preguiçoso, que se for feito antes dos 8 anos de idade pode ser tratado com o uso de tampão e de óculos, quando está relacionado com algum erro refracional (grau).
Assim é indicado o primeiro exame visual na criança entre 3 e 5 anos de idade desde que não tenha sido observada nenhuma alteração anteriormente, pois o melhor tratamento é a prevenção.
A catarata congênita pode ser descoberta ainda pela observação dos pais de uma mancha branca na pupila (menina dos olhos) e confirmada pelo exame oftalmológico. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e o tratamento cirúrgico, mais chance a criança vai ter de desenvolver a visão.
Assim mais uma vez enfatizamos a importância do exame precoce da criança.

Dr. Sérgio de Souza – Oftalmologista