O Faz de Conta é um projeto educativo da Vila da Criança que promove a descoberta, o desenvolvimento da criatividade e a interação entre crianças de diferentes idades. Valores importantes para a infância, segundo a Base Curricular Nacional, como: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se são vivenciados no dia a dia.
Com muitas brincadeiras, contação de história, música, teatro, artes manuais, movimento, o Faz de Conta valoriza a criança e suas múltiplas linguagens.
 No projeto, acontecem várias oficinas, como: Culinária, Fábrica de Brinquedos, ExperimentAção, Artes Plásticas…
NA CULINÁRIA, as crianças preparam as receitas, com ingredientes frescos, colhidos na hora da nossa horta. É uma delicia poder revirar a terra, colher e fazer sucos, pães, broas… Amassar, quebrar os ovos, misturar.  São ações simples que mostram processos de transformações para as crianças. Como ingredientes líquidos viram sólidos? Como açúcar, leite, ovos… podem virar bolo? É a mágica do cotidiano!
NA FÁBRICA DE BRINQUEDOS elas constroem relógios, barcos, chapéus… Uma folha de papel se transforma em bolsa com uma cordinha unindo os dois lados!
NAS EXPERIMENTAÇÕES os pequenos viram cientistas, observam as mudanças de estado e de cores… São experiências sensoriais! É gostoso? Qual cheiro tem? É frio ou quente?
E AS ARTES?! Nutrir o olhar, ter sensibilidade, contemplar, enxergar  a poesia das imagens… Tocar a tinta, pintar o corpo, misturar as paletas, criar formas no papel, customizar… E se um objeto mudar de cor?
Como as crianças aprendem?
Acontece de forma orgânica, com muito significado para os pequenos. Aos poucos, as crianças  compreendem o mundo natural e social.
Qual a importância do brincar?
O brincar é o cenário e a forma como a criança vive, experimenta, interpreta e participa dos espaços sociais.
Crianças de um a três anos que frequentam o Faz de Conta como projeto educativo ou crianças de um a cinco anos do contra turno da Vila.
Como é o espaço?
São espaços relacionais que acolhem  e respeitam o tempo da infância e garantem a segurança dos pequenos. Neles, priorizamos o uso de brinquedos de madeira, ferro, fibras naturais.
Nesses espaços, as crianças não são separadas por ciclos, pois temos como princípio proporcionar momentos de aprendizagem mútua. É como uma família, na qual a cooperação faz parte do dia a dia de todos. Cada criança aprende e ensina e isso traz um ambiente de troca, cuidado  e amplia as vivências e experiências sociais dessa criança.
Como é a nossa equipe?
São brincantes de artes, psicologia e pedagogia.
MANHà– 8h45 às 11h45
TARDE – 13h45 às 16h45
Opção com almoço para crianças que frequentam o horário regular da Vila
MANHà– 8h45 às 13h30
TARDE  – 12h às 16h45