“Quando mudamos o início da história, mudamos toda a história”

O filme “O Começo da Vida” percorre os quatro cantos do mundo para mostrar a importância dos primeiros anos de vida na formação de cada pessoa. “Quando mudamos o início da história, mudamos toda a história”, destaca a diretora Estela Renner.
Além disso, o longa-metragem defende a ideia de que é necessário  uma VILA, com pessoas diferentes e olhares únicos, para se educar uma criança. E nós, da VILA DA CRIANÇA, também pensamos assim.
Toda criança precisa de uma VILA, ou seja, de um espaço além da família com muitas pessoas que têm saberes, olhares e afazeres diferentes. São esses pontos de vista diferentes sobre a criança, oferecidos pelo projeto único da VILA DA CRIANÇA, que vão orientar essa formação inicial.

Quem conhece, sabe que a VILA DA CRIANÇA não é tão grande a ponto de perder aquele olhar individualizado de toda a sua equipe sobre cada criança. E, ao mesmo tempo, a VILA não é tão pequena como a família e garante o espaço de relação entre as crianças e a sua equipe. Esse olhar individualizado e essa relação ampla com vários indivíduos geram  oportunidades de troca e aprendizagem.
A VILA DA CRIANÇA é uma escola que promove uma relação positiva e lúdica com o aprender. A criança não tem contato apenas com o universo pedagógico, vai além e se relaciona com o universo da vida. Na VILA, todos são educadores e têm sempre algo para ensinar. Em meio a essa diversidade, a criança aprende com todos.
Com os porteiros, aprende a andar de mãos dadas para a sua própria segurança e a assentar na cadeirinha do carro colocando o cinto; é com eles também que aprende a ter cuidado com os peixinhos, os pássaros, o coelhinho, as tartarugas e as plantas.
Com as secretárias da VILA, a criança aprende a andar silenciosamente quando elas estão atendendo alguém ou ao telefone. Sabe, também, que é ali que é cuidada quando está com febre e é onde encontra bandaid e alívio para um arranhão no joelho… E mais…é ali que fica o telefone que tem linha direta com a mamãe!
A criança também aprende com as meninas da limpeza que as coisas não voltam sozinhas para o seu lugar e que tudo fica ainda melhor quando cada um faz a sua parte, inclusive a própria criança, ao cuidar direitinho da sua sala.
Na VILA DA CRIANÇA, a multiplicidade do aprendizado é uma constante: na aula de Educação Física, com o Lobão, a criança salta bem alto e corre como um furacão; na Capoeira, com o Formiga, ginga e entra em sintonia com o coleguinha no “tim-dim-dom” do berimbau. E tudo isso sempre aprendendo a esperar a sua vez num processo contínuo de socialização. Na aula de Música, com a Dani e a Bê, ela mergulha no mundo mágico dos sons, ritmos e notas musicais, com direito a muita afinação e, de vez em quando, também alguma desafinação…

E de repente a criança se transforma em children. Por meio das teachers, ela aprende um novo jeito de falar a mesma coisa, mas que muito mais gente no mundo vai entender! É a VILA DA CRIANÇA abrindo novos horizontes no mundo para as suas crianças.

E mais: na VILA, a criança também aprende com a nutricionista e o pessoal da cozinha a descascar o abacaxi e descobrir que ele não é rei, mas tem coroa; que goiaba tem semente; que limão, laranja e mexerica têm gominhos… e que os do limão são azedinhos!
Mas na VILA DA CRIANÇA tem muito mais: professoras e professoras auxiliares que estão sempre ao lado da criança. São elas que, com muita sensibilidade, excelência psicopedagógica e carinho de sobra acompanham, com cuidado, as crianças na construção da autoestima e criatividade, indispensáveis para que elas entrem no fantástico mundo do conhecimento.
Ser VILA é oferecer esse ambiente seguro, com carinho em tudo que se faz. É por isso que aqui a criança supera desafios e tem o seu desenvolvimento integral assegurado.
Vamos continuar fazendo da VILA DA CRIANÇA, como ensina o filme “O Começo da Vida”, uma VILA, ou seja, um espaço único e especial para educar uma criança.

Caso sintam necessidade de conversar conosco ou esclarecer alguma dúvida sobre a sua criança, colocamo-nos à disposição. Marque uma visita.

31 3287 7772

07h às 19h

Rua Pium-í, 1495 – Sion, Belo Horizonte MG