Com certeza, em algum momento, vocês, pais e mães, já devem ter se perguntado: antes de o meu filho ir para a escola, era eu quem cuidava da alimentação dele. E agora, como será o comportamento dele neste novo ambiente?

Entendemos que preocupações como essa ocupem a cabeça de vocês. E é por isso que gostaríamos de deixar claro que a VILA DA CRIANÇA, em relação à alimentação das crianças, norteia o seu trabalho considerando duas questões muito importantes:

1- o que é adequado para a necessidade nutricional da criança;

2- se a criança vai comer.

A equipe de Nutrição da VILA DA CRIANÇA, formada pela nutricionista Naiara e a turma da cozinha, elabora e prepara os lanches sempre levando em consideração as chances de aceitação das crianças. Sabemos que não adianta nada propor uma alimentação ideal sem a garantia de que a meninada vai curtir as novidades tão nutritivas.

A VILA DA CRIANÇA sempre mantém um canal aberto de comunicação com as famílias para que todas as dúvidas sejam esclarecidas, todos os receios sejam afastados e todas as dicas de nutrição possam ser compartilhadas. O nosso intuito é garantir o equilíbrio da alimentação no dia a dia. E para isso dar super certo, precisamos da parceria de vocês.

Na agenda, enviamos o registro alimentar diário da criança para que o pessoal de casa tenha o conhecimento da quantidade de tudo que ela comeu ou não comeu. Detalhe interessante: experimentar também é importante! Por considerarmos esta uma informação relevante, esse detalhe faz parte do registro feito pelas professoras. Assim, vocês ficam sabendo qual foi a reação da criança ou comer, pela primeira vez, um determinado alimento.

A nossa cozinha está sempre de portas abertas. A meninada, inclusive os pequenos, adoram invadir esse espaço cheio de segredos e novidades. Essa deliciosa excursão permite múltiplas experiências sensoriais. A cozinha é o nosso coração pulsante! As crianças conseguem dialogar diretamente com o cozinheiro. Isso porque, na VILA DA CRIANÇA, todos somos educadores!

Os pães, bolos, tortinhas e roscas servidos para as crianças são feitos na nossa cozinha, o que garante todo o cuidado no manuseio dos alimentos, que estão sempre fresquinhos.

Não faz parte da nossa filosofia trabalhar com brigadeiros, cupcakes e outros docinhos. Queremos proporcionar uma vivência única para as nossas crianças: uma viagem no tempo! E o ponto de chegada dessa viagem é um quintal de 30 anos atrás. Um pomar, uma horta, aquele cheiro de terra molhada pela chuva… Tudo bem diferente de uma confeitaria!

A VILA DA CRIANÇA investe nas aulas de culinária por acreditar nos benefícios dessa rica experiência para cada criança. Quando a criança tem a chance de pegar os alimentos, sentir o cheiro, conhecer uma fruta na sua forma natural, descascar, picar, chupar, experimentar, transformar em sucos… ela tem uma interação simples e verdadeira com a comida. Aguçar o paladar, sentir o aroma, perceber as texturas, observar as cores, conhecer os benefícios e toda estrutura do alimento são práticas que despertam naturalmente a vontade de experimentar e gostar.

Quando a criança abre uma laranja, hmmmm… vem aquele perfume! A deliciosa sensação de ter um gominho explodindo na boca é uma alegria e tanto! Descascar uma banana, uma mexerica, fazer suco de abacaxi, de goiaba, descobrir que o milho tem cabelo, que a melancia não vem de uma árvore, perceber as sementes do mamão, do maracujá, a cor vibrante de uma pitaya… São experiências que despertam um encanto por este universo. E isso tudo faz parte da nossa rotina. É a filosofia da alimentação adotada pela VILA DA CRIANÇA.

Esperamos que vocês também curtam com seus filhos tantas descobertas bacanas! E lembrem-se: a cozinha da VILA está sempre de portas abertas!

Um abraço com perfume de maracujá para todos vocês!

A Direção.