Meninada do 2º período visita exposição!

A meninada do segundo período da Vila visitou a exposição “Guignard e a paisagem mineira – o antes e o depois”. A mostra tem como objetivo apresentar a obra e a genialidade do mestre e, a partir da sua produção na paisagem, traçar um paralelo no tempo apresentando as mudanças ocorridas na representação e interpretação da paisagem mineira antes e depois de Guignard.

Lá fomos recebidos por monitores que acompanharam o grupo na apreciação das pinturas de paisagens do artista. As crianças puderam observar elementos presentes nos quadros e que são característicos nas terras das Minas Gerais: trens, montanhas, pequenos barcos, igrejinhas e muito verde. Que bom poder contemplar a visão de um artista carioca sobre a paisagem de nosso estado.

Estar em um espaço expositivo, conhecer suas regras, conversar sobre as sensações que uma obra provoca em nós é muito importante para as crianças. São espaços com grande potencial educativo relacionado a aspectos culturais presentes em nossa sociedade. As crianças vivenciam de perto a experiencia de observar uma obra de arte original e podem explicitar suas percepções a cerca desse momento.

Visitar exposições, museus, lugares históricos, galerias de arte ou lugares da cidade fomenta descobertas sobre a cultura, fazendo com que as crianças percebam permanências e mudanças no tempo e no espaço. Além disso, alimenta a sensibilização em relação à produção em arte.