Mostra cultural 2017 encanta pais e crianças na Vila

Neste sábado, dia 30 de setembro, aconteceu na Vila a Mostra Cultural 2017 – A Criança e a Relação com a Natureza – A mostra é resultado de projetos que foram desenvolvidos ao longo do ano na escola.

A Natureza potencializou as descobertas das crianças. Mexer com terra, areia, água, barro, argila, se sujar, observar os animais, possibilitou criação e aprendizagem.  

Em cada instalação era possível perceber o envolvimento de quem passava por ali. Sentir a textura das folhas, ouvir o som dos pássaros, brincar de casinha, construir brinquedos…  Não seriam essas as nossas melhores lembranças da infância? Pintar com terra, desenhar uma flor, olhar para o céu e brincar com água. Coisas simples  que encantam e nos faz  navegar pelo universo do imaginário da criança e  perceber as sutilezas presentes em cada brincadeira com os elementos da Natureza.

          

Nas documentações expostas nas paredes, as crianças nos contam, de maneira singular como pensam o mundo. O conhecimento compartilhado por elas despertam emoções e evocam memórias. “Formiguinha por que você está ai sozinha? A sua família está lá no outro vaso de planta. Eu vou te ajudar a voltar para lá. Eu não vou te matar não, viu?! Agora você pode ficar feliz junto com a sua família!”. Manuela

        

Por meio de interpretações do que as crianças dizem, tornamos visível o pensamento delas. A natureza está intimamente ligada aos sentidos da vida e proporciona um vasto campo de conhecimentos. Permite a compreensão da vida, das relações ao seu redor, a transformação e criação. Isso ficou evidente em cada produção.

Ao visitar suas produções nas instalações da Mostra Cultural a criança se reconhece na cultura e na arte e assim aprende a valorizá-las.