Pais curtem a Mostra Cultural ao lado dos filhos

Evento apresentou para as famílias o que as crianças aprendem na Vila da Criança

Ver de perto o que os filhos aprendem na escola. Conhecer as atividades do dia a dia e até mesmo vivenciar a rotina dos pequenos. Essas foram algumas das motivações que impulsionaram a presença de pais e familiares na Mostra Cultural da Vila da Criança 2016 com o tema “O que as crianças aprendem na Vila”. Para além de uma simples interação, foi possível entender melhor o contexto de aprendizagem das crianças por meio das exposições e brincadeiras. A ansiedade e o orgulho de mostrar sua produção para os pais, a exemplo dos outros anos, tomaram conta do clima, estampando sorrisos no rosto de cada filho.

criancas_apresentando_os_trabalhos

Para a mãe do Lucas, do 1º período, Luciana Cattoni, a Mostra Cultural é um momento especial para a relação dos dois. “Ele fica todo orgulhoso de me mostrar seu trabalho e eu tenho a oportunidade de ver como ele está se desenvolvendo na escola. Essas conquistas se refletem em casa. Ele está com mania de me contar histórias e qual não foi a minha surpresa ao ver que a Vila está trabalhando exatamente isso com a turma?”, argumentou Luciana.

aca_7840

O pai Tancredo Neto também considera a Mostra Cultural uma oportunidade rica para a família. “O evento aproxima a gente da evolução diária deles. De casa a gente não vê esse passo a passo gradativo, vê o resultado final”, explicou. Para o pai de Daniel, do 1º período, é uma alegria ver a expectativa e o orgulho nos olhos do filho semanas antes da Mostra Cultural.

Segundo Janaína de Oliveira, mãe da Helena, do 1º período, a Mostra Cultural é excelente, pois dá um retorno para a família a respeito do trabalho que vem sendo desenvolvido na escola. “A gente tem uma noção melhor do quanto eles estão se desenvolvendo ao longo do ano”, explicou Janaína.

processo_de_aprendizagem_das_criancas

Paula Mourão, mãe de três meninas, é fã de carteirinha da Mostra Cultural. “Embora já tenha visto vários, o evento sempre me surpreende. O que mais gosto é ver como essa mostra tira o que as crianças têm de melhor. Aqui vemos as várias formas de expressão dos meninos: pintura, desenho, escrita, dança. Eles têm uma criatividade infinita e a Vila sabe extrair isso da melhor maneira. A gente vê os resultados na mostra”, afirmou Paula, mãe de Izabela, Eduarda e Carolina.

colagem_desenho_brincadeira_cantadaaca_7684

O encantamento tomou conta dos pais. Muitos não acreditaram no que viram e se emocionaram. Esse foi o caso da mãe da Rafaela, do 2º período, Luciana Roque. “Esse trabalho é maravilhoso. Mexe com a imaginação, o sonho e a concretização disso tudo. O projeto da Vila é profundo demais. Tudo é feito pelas crianças. E a proposta é bem-sucedida na medida em que tira o que os meninos têm de melhor. Qual mãe não quer ver isso?”, apontou Luciana.

aca_7606

Isabela Renno, mãe da Helena, do 1º período, e do Tomás, do maternal II, também adora acompanhar cada detalhe da produção dos filhos. “A Mostra é um evento muito interessante, pois é uma forma da gente participar um pouco mais da vida deles, de conhecer os filhos de uma forma diferente do que vemos em casa. Além disso, a gente fica curiosa para saber o que eles estão aprendendo na escola”, avaliou Isabela.

Para Bráulio Fernandes, pai do Pedro, do 1º período, a Mostra é um momento muito divertido e ao mesmo tempo instrutivo. “É muito bom para gente entender a dinâmica do aprendizado das crianças e curtir um momento especial com elas”, explicou Bráulio.

pais_observando_filhos

A mãe da Laura, do maternal II, considera a Mostra Cultural mais um momento de integração entre pais e filhos. “Por meio dos vídeos exibidos a gente pode ver um pouco da rotina deles, suas reações, suas conquistas no dia a dia da escola. E isso é muito bom e rico”, argumentou Carolina Lobato.

aca_7679

Salvar

Salvar