Palestra “A importância de brincar”

Pessoal, ontem dia 17/09 aconteceu uma palestra super interessante com a Dr. Lucília Panisset, sobre a “Importância de brincar”.

Resumo:

Brincar sempre foi essencial para o ser humano, mas é uma ação que está perdendo seu espaço físico e temporal. Entre as causas dessa perda de espaço estão o crescimento das cidades, a ausência de locais públicos voltados para o lazer, o fato de as crianças terem muitas atividades extracurriculares, a falta de segurança e a inserção da mulher no mercado de trabalho, o que diminuiu o tempo das crianças perto da família.

Mas para alguns, parece que a brincadeira faz parte do cotidiano e que estudar é algo mais sério. No entanto, nos documentos orientadores do ensino fundamental de nove anos está dicotomia não se apresenta e orientam: “a brincadeira também é séria” (MEC, 2007, p.35). Por que será?

A educadora Adriana Friedmann, autora dos livros A Arte de Brincar e Desenvolvimento da Criança através do Brincar, explica que “Brincar é fundamental na infância por ser uma das linguagens expressivas do ser humano. Proporciona a comunicação, a descoberta do mundo, a socialização e o desenvolvimento integral”.

Neste encontro, discutimos os motivos neuropsicomotores pelos quais o “brincar” deve ter lugar prioritário na vida da criança para que o desenvolvimento infantil seja pleno.

Fotos:

image image image image