Porque a ambientação é importante para seu pequeno?

A entrada na escola é essencial para a criança, por isso, aqui na Vila valorizamos a chegada como tempo de acolhimento que respeita a infância nas suas dimensões relacionais e exploratórias. Nesse primeiro momento, os pequenos estão cheios de expectativas para encontrarem e brincarem com todos.

Pensamos no espaço da escola como fonte de brincadeiras, novas descobertas, movimentos e interações. Logo, a organização deve ser pensada para que o ambiente contribua para o crescimento dos pequenos através de experiências construtivas e prazerosas.

Dessa forma, aqui na Vila preparamos alguns ambientes usando objetos diferentes. Os espaços, como mostrados nas imagens, foram ambientados com materiais que chamam a atenção das crianças, provocam a sua curiosidade e a exploração física e relacional. Afinal, quem não gosta de ser bem recebido?

Ainda falando de ambientação, é interesse continuar com a ideia para outras situações além dos espaços montados para receber as crianças na escola.

As professoras, por exemplo, utilizam o recurso para modular brincadeiras e desafiar a meninada. Como eles estabelecem suas relações? Como criam cenas e constroem jogos? Todas essas interações são influenciadas pela criação de um ambiente em que as crianças se sintam confortáveis e livres para se conectarem com objetos e pessoas!