Roda de conversa sobre Meio Ambiente
RODA DE CONVERSA SOBRE MEIO AMBIENTE
PROFESSORA:
– Meninada hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Alguém sabe me dizer o que é meio ambiente?
CRIANÇAS:
– Onde a gente vive.
– Onde a gente mora.
– Onde os animais vivem.
– As águas.
– As matas.
– Os animais.
– Os lugares.
– A terra.
– O ar.
– A natureza.
– As árvores.
– As rochas.
– O sol.
– A lua.
– O homem.
– O homem já falou. já falou animal.
PROFESSORA:
– Meio ambiente é isso tudo mesmo. Vocês sabem por que existe um dia dedicado ao meio ambiente?
CRIANÇAS:
– Porque ele é importante.
– Porque ele é a nossa casa.
PROFESSORA:
– É isso mesmo, o meio ambiente é muito importante. Mas vocês acham que nós estamos cuidando bem da nossa casa ?
CRIANÇAS:
– Não, as pessoas estão matando as árvores para fazer papel, lenhas.
eles estão matando os animais para fazer casacos de pele.
– Por maldade.
– Por dinheiro.
PROFESSORA:
– Como assim por dinheiro?
CRIANÇAS:
– Você não contou a história dos homens malvados que pegam os miquinhos e prendem eles na garrafa térmica pra vender por dinheiro?
PROFESSORA:
– Você está falando do contrabando de animais.
CRIANÇAS:
– Os animais não fazem isso. – Eles só caçam quando estão com fome.
– Só são violentos para proteger a fêmea.
– E o território.
– A cadeia alimentar faz parte da vida deles.
PROFESSORA:
– E da nossa?
CRIANÇAS:- É, a gente tem que comer para ter energia.
– Energia é saúde.
– Se o animal fica em extinção, a cadeia fica fraca.
– Ela diminui.
– Um animal não mata para ter dinheiro.
– Ele não faz o outro animal ficar em extinção.
– A poluição também faz mal.
– Ela deixa o rio sujo.
– O peixe não pode respirar.
– Tem gente que maltrata cachorro.
– Se a gente compra um cachorro tem que cuidar dele com carinho: dar banho, água,
comida, levar no veterinário…
– Tem um programa que mostra como as pessoas maltratam os cachorros.
PROFESSORA:
– Vocês disseram uma palavra mágica que diz tudo o que a gente tem que fazer com o meio ambiente: cuidar. Como o meio ambiente é a nossa casa e assim a gente mora dentro dela a gente deve colocar cuidado em tudo. Por exemplo: aqui na nossa escola a gente tem procurado cuidar das coisas?
CRIANÇAS:
– A gente tem cuidado dos brinquedos da escola, dos brinquedos do Parque das Cores.
– A gente tem cuidado dos meninos do maternal.
– A gente não corre quando eles estão no pátio com a gente.
PROFESSORA:
– A gente tem cuidado das nossas relações com os nossos colegas?
CRIANÇAS:
– Alguns colegas não.
– O “x” não pára quando a gente fala para parar.
– A “y” vive irritando o “z” e a “h”.
PROFESSORA:
– Então, algumas pessoas dessa sala têm que redobrar o cuidado com o colega. E da nossa sala, a gente está cuidando?
CRIANÇAS:
– Estamos sim.
PROFESSORA:
O que estamos fazendo?
CRIANÇAS:
– A gente limpa as carteiras depois do lanche.
– O chão.
– Não sobe em cima das mesas.
PROFESSORA:
– Forramos o chão e as mesas quando vamos usar tinta. E dos espaços, estamos cuidando?
CRIANÇAS:
– Estamos. A gente arruma tudo depois que brinca.
– A gente arruma tudo depois que brinca. – Agora tem crianças das outras turmas que não estão cuidando. – Tem brinquedo do Parque das Cores quebrado.
– Vive tendo brinquedo de lá na areia.
– Tem areia na água do peixe.
PROFESSORA:
– Quer dizer que vocês acham que precisamos ter mais cuidado com a nossa escola?
– Sabe de uma coisa com o meio ambiente é a mesma coisa. A gente não pode pensar e cuidar dela só de vez em quando. Precisamos fazer isso todos os dias. Foi por isso que separaram um dia no ano para o meio ambiente parta podermos parar e pensar se realmente estamos cuidado dele. Acho que é isso que estamos precisando fazer aqui na escola: precisamos fazer uma reunião para pensarmos sobre os cuidados com na nossa escola.
CRIANÇAS:
– É o dia mundial da Vila da Criança.
PROFESSORA:
– Mundial não. Porque a Vila não é um problema do mundo. A gente pode pensar em outro nome.
CRIANÇAS:
– Que tal dia do meio ambiente da Vila da Criança?
PROFESSORA:
– É uma boa sugestão. Depois pensamos sobre isso.