Síndrome Pé – Mão – Boca

O que é?

Infecção viral da pele e da mucosa oral caracterizada por erupções na boca, mãos e pés. Pode ser causada pelo coxsackievirus e, menos frequentemente, pelo enterovírus (os vírus que causam diarreia). É uma infecção muito comum.

Idade

Usualmente em crianças abaixo de 5 anos de idade. Nas crianças em fase escolar ocorre com menos frequência e raramente ocorre em adultos.

Transmissão

De criança para criança. Usualmente o período de incubação é de 4 a 6 dias.

Quadro Clínico

Febre de intensidade variável. Alguns casos podem ocorrer sem febre. Habitualmente a criança apresenta estomatite (aftas) e gânglios aumentados no pescoço. Surgem a seguir, em pés e mãos, lesões vesiculosas (como pequenas bolhas) branco-acinzentadas com base avermelhada, não coçam e não são dolorosas. Regridem espontaneamente em torno de uma semana. É uma doença benigna, porém são relatados muito raramente casos de complicações.

O quadro clínico é bem característico e raramente os exames são dispensados.

Diagnóstico

O tratamento inclui medidas que orientadas para todas as viroses de uma maneira geral: Repouso, alimentação leve e boa ingestão de líquidos. A febre deve ser controlada com o antitérmico prescrito pelo pediatra. Além disso, a mamãe precisa saber que à ida frequente ao pronto-socorro não vai alterar a evolução natural da doença, pois a virose é autolimitada, ou seja, tem regressão espontânea. Em poucos casos, quando as lesões da boca comprometem a ingestão de líquidos, faz-se necessária hidratação venosa.

Solicitamos a todos que ao perceberem alguma alteração no estado de saúde de seu filho, conforme acima citamos, não o envie para a escola, assim manteremos sua segurança e dos demais que frequentam a Vila da Criança.